domingo, 22 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009 - Notícia - Em Santos, a festa vai começar!

No quarto desfile após a retomada, escolas se esforçam pra elevar o Carnaval santista

Por Carlos*, com A Tribuna On Line e Santos Carnaval 2009


Camisa Alvinegra em desfile (22/02/2009)

A partir das 20 horas deste domingo, o público vai se render à magia do Carnaval na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, na Zona Noroeste, em Santos.
O Sambódromo do Estradão será o cenário desse espetáculo de cores, alegria e muito samba. Para este ano, a Secretaria de Cultura (Secult), organizadora do desfile, ampliou a estrutura do local, que fica entre a Rua João Paulino e a Avenida Nossa Senhora de Fátima, no bairro Areia Branca.
A capacidade das arquibancadas e dos camarotes aumentou, para comportar o número crescente de pessoas interessadas em acompanhar a folia de perto. Em 2009, são 12 mil lugares - 2 mil a mais do que no ano passado.
Segundo Carlos Pinto, secretário de Cultura, a expectativa é que as escolas tragam para a avenida apresentações de qualidade. "Assim como o público, também torço por um desfile bonito". Cada uma das agremiações recebeu uma subvenção de R$ 80 mil da Prefeitura; Pinto estima que o investimento total tenha sido de R$ 3 milhões (incluindo a montagem da passarela e outros detalhes).
Neste domingo e segunda, a apresentação começa com a Corte Carnavalesca aquecendo o público na passarela, com a Rainha e a Princesa do Carnaval, além do Rei Momo, o Cidadão e a Cidadã-Samba.
Às 20h30 de hoje, duas das três escolas pleiteantes desfilam para tentar uma vaga no Segundo Grupo do Carnaval santista, que será criado no ano que vem. Camisa Alvinegra, Mocidade Dependente do Samba e Vila Mathias (que desfila amanhã, no mesmo horário) brigam pelas vagas. Se elas cumprirem as normas do desfile até o final e marcarem 125 pontos com os jurados, serão efetivadas no Segundo Grupo.
Em seguida, a Metropolitana invade a avenida com o enredo A Era do Vinho. A escola vai contar a trajetória da bebida ao longo da História e sua ligação com as festas e a diversão.
A Unidos dos Morros entra logo depois, homenageando o Rotary Club e sua mensagem de solidariedade e paz. A terceira escola a desfilar é a Bandeirantes do Saboó, que escolheu celebrar o Fundo Social de Solidariedade (FSS), com a presença de voluntários da entidade.
O Caminho do Mar é o tema da Real Mocidade, que vai cantar as belezas da ligação entre a Baixada e o Planalto. Já a União Imperial promete incendiar a avenida com sua ode à escola-mãe, Mangueira.
Fechando o primeiro dia, a Unidos da Zona Noroeste conta com o carisma e a torcida do público para narrar as riquezas que o mar trouxe para o Brasil.
Segunda
O desfile começa com a pleiteante Vila Mathias, às 20h30. A escola Vila Nova é a próxima a entrar na avenida, com enredo que conta a vida de Pai Vivaldo, babalorixá mais antigo de Santos.
A Padre Paulo, que se reergueu depois de batalhas internas em 2008, optou por contar a história dos carnavais no Rio de Janeiro. Direto de Guarujá, a Amazonense canta as belezas e o folclore do Rio Amazonas, com um samba que enfoca a preservação do meio ambiente.
A escola paulistana Vila Maria é o tema do enredo da X-9, tradicional agremiação do Macuco, que tenta o bicampeonato do Carnaval santista. Em seguida, a Brasil promete encantar os espectadores ao cantar os mistérios do número sete.
Para finalizar o desfile, a Sangue Jovem leva à passarela um tema ousado, que fala sobre a ampliação da visão por meio da ciência, do misticismo e do Carnaval.
A transmissão do Carnaval santista pode ser acompanhada ao vivo pela TV Santa Cecília através do Canal 52 UHF e nos Canais 13 e 14 da NET ou pela câmera do Santos Carnaval 2009.

*Carlos é fotógrafo e cinegrafista amador e editor deste blog.